domingo, 31 de agosto de 2014

BlogDay 2014


E neste dia 31 de Agosto, celebramos um dia muito especial para aqueles que cultivam blogs: O Blog Day! Já participei algumas vezes, quando blogs simples e desinteressados ainda caminhavam pela terra, sempre brilhantes demais, com gifs animados e backgrounds extravagantes. Na época em que todo mundo tinha um pouco mais de tempo para ficar navegando, comentando e fazendo amizade pela madrugada. Hoje em dia, confesso que tinha perdido um pouco o ânimo de procurar blogs interessantes, porque parece que todo mundo só quer se promover. Enfim, fim da ~oh, que saudade da aurora da minha vida~.

O Blog Day voltou, trazido de volta pelo pessoal do Rotaroots e estou animadíssima para divulgar a minha listinha de blogs legais; os antigos que seguiram em frente e os que eu ando lendo, ultimamente. Este post parece que vai ser bem grande, porque são muitos blogs para serem listados e comentados.

5 blogs que não saem do meu feed:
Primeiro, aqui vão alguns blogs que conheço faz algum tempo e que não deixo de seguir; leio cada palavra, com frequência e faço questão de não perder nada. Blogs que já estão no meu coração e já fazem parte da minha vida.

Conheci o blog da Tati quando procurava inspiração para escrever. Ela não sabe, mas terminou me inspirando bastante a parar de só escrever histórias e escrever um pouco coisas mais pessoais. Tem funcionado bem, agora; mas foi uma época criativa bem difícil. Fora que ela também criou o Desafio do Tigre, que tem sido quase um companheiro para mim, neste ano que já passa da metade. Inclusive me fazendo ser vítima de bullying quando vou a livrarias e o vendedor me aborda, perguntando se eu estou procurando algo específico e eu respondo "só estou procurando um livro com a capa bonita". Foi por causa do blog dela que conheci o Rotaroots.

Ambos os blogs são do Rob Gordon, autor que venho acompanhando há bastante tempo, antes mesmo de ele começar a publicar livros (Anônimos e Urbanos e 24 horas, 48 crônicas) e comic books (Terapia). O Champ Vinyl foi o que conheci antes, onde ele escreve histórias engraçadas sobre coisas que acontecem com ele (com um 'leve' exagero); sobre uma ida ao Pão de Açúcar, uma caixa de Toddynho esquecida no fundo do armário, ou sobre o cachorro fofo dele, apelidado carinhosamente de Besta-Fera. O Champ Chronicles surgiu depois, com o objetivo de escrever contos e crônicas mais sérias, fictícias, mas cotidianas. Histórias ambientadas na cidade grande, com personagens humanos e bem reais. Adoro os dois blogs. Não conseguiria deixar nenhum dos dois de fora desta lista.

O blog da Andréia Pires, grande escritora de quem sou uma grande fã. Ela normalmente escreve contos, mas este blog é mais pessoal. Ela teve outros blogs, nos quais publicava contos, mas acho que não mantém nenhum no momento. São meus preferidos. Mas nem por isso a deixaria fora desta lista, porque qualquer coisa que ela escreva é linda. Andréia publicou bastante coisa, mas acho que, de livros, foram só dois: De Solas e Asas e Um Ninho no Estranho.

- R.izze.nhas
Um blog de resenhas de livros. Houve um tempo em que eu tinha um certo preconceito com blogs de resenhas de livros, talvez porque só conseguisse encontrar blogs falando de livros que não tinham nada a ver comigo, com resenhas um pouco vazias, pro meu gosto. Até que encontrei o blog da Taize, que anda um pouco parado, esses dias, provavelmente por algum motivo pessoal. Mas as resenhas dela são ótimas, os livros que ela escolhe quase sempre vão para a minha wishlist e, além de tudo, me abriu a porta para gostar de blogs de resenhas (e tornar o meu um também).

- Acepipes Escritos
Com textos leves e belos, o Bruno escreve sobre o cotidiano, sobre ser pai, sobre ser marido, sobre ser humano. E contos fictícios. Faz muito tempo que acompanho o blog, apesar de estar um pouco paradinho, provavelmente porque o Bruno foi pai recentemente e não deve estar com muito tempo pra nada. Mas recomendo de coração os textos dele. Uma viagem ao mundo das palavras que fazem sorrir. Um dos melhores blogs que já encontrei na vida.

2 blogs que eu conheci no Rotaroots:
Eu seeeei que era pra listar cinco blogs, mas eu estou há pouco tempo no Rotaroots e não tive muitas oportunidades para conhecer o pessoal, então serão só dois blogs:

- Que momento!
Blog do Antônio, em que ele conta histórias engraçadas, com muitas expressões gaúchas e muito bom humor.

- Palavras e Silêncio
Blog da Fernanda, um blog recheado de textos em prosa poética, textos reais, fictícios, lindos, lindos.

5 blogs para sair da rotina:
Tenho vários blogs que sigo com assuntos diferentes do meu. Principalmente os de culinária. Como não vou sair listando duzentos blogs de assuntos aleatórios, preferi listar um sobre de cada assunto, mais especificamente aqueles de que mais gosto sobre cada assunto.

- La Cucinetta
Conheci este blog quando estava procurando receitas de pão. Só que além de receitas, Ana Elisa também escreve textos engraçados e filosóficos sobre a vida, o cotidiano e tudo mais: divagações e comida. E muuuitas receitas de pão.

- Casos e Coisas da Bonfa
Um blog sobre várias coisas, desde decoração de festa, comidinhas, petiscos, drinks, design, viagens. A Bonfa é designer e trabalha com identidade visual para marcas, que ela sempre mostra no blog. Mas o que me chama mais a atenção são os temas que ela cria para festinhas; parte gráfica, decorações interessantes e maneiras diferentes de servir petiscos, que me serve muito de inspiração, quando quero receber amigos em casa. Ela também mostra as viagens que ela faz pelo mundo com fotos lindas.

- Dos passos da bailarina
Desde que eu voltei a ser bailarina, procurei sites e blogs para me informar e me inspirar. O blog da Cássia traz variações, ballets de repertório, bailarinas famosas, textos inspiradores e tudo para quem gosta e quem quer aprender cada vez mais sobre ballet.

- A Casa que a minha Vó queria
Um blog sobre decoração e sobre um casal que faz a própria decoração. Como eu adoro ficar babando em decoração, mesmo não trabalhando em nada a ver com isso, eu adoro visitar o blog e dar uma olhada nas coisas novas. O blog mostra como eles fizeram o quarto dos filhos, o quarto deles, todo o trabalho de marcenaria, tudo em casa, tudo por eles mesmos. Adoro.

- Luyse
Os desenhos da Luyse. Amo todos.

*Essa postagem faz parte da postagem especial do mês de Agosto "BlogDay 2014" do Rotaroots, um grupo de blogueiros que pretende resgatar os bons tempos do mundo dos blogs. Faça parte do grupo do Facebook e se inscreva no Rotation.

3 comentários:

Paula A. disse...

Quantos blogs que eu ainda não tinha entrado, já salvei todos aqui nos favoritos pra ir lendo nos próximos dias. *_*

Andréia Pires disse...

Ai, Marina, que tudoooo! Sabes que eu também não te largo faz tempo! :)

Essa tua postagem me fez pensar no que aconteceu com o meu tempo nos últimos anos... cada vez mais curto para as atividades que eu mais gosto. Quero a minha vidinha de liberdade criativa de volta!

Uma honra figurar aqui na tua lista!
Abração, querida! :)

Mª Fernanda Probst disse...

Felicidade gigante de ver meu blog listado aqui, principalmente ao lado de um grande amigo ♥ Obrigada pela indicação!!!

Beijão