terça-feira, 5 de julho de 2016

Um Encontro

Recentemente (OK, não tão recentemente, já faz mais de um ano), eu descobri uma plataforma chamada Wattpad. Talvez alguns de vocês conheçam, é um site onde você encontra livros de escritores não publicados. Tem também um aplicativo; você pode baixar e ler pelo celular. Mas aí você me pergunta qual a vantagem de ler livros não publicados, se você nem sabe se são bons. Bom, garimpando um pouco eu encontrei histórias bem interessantes. Você nem perde muito tempo, se conseguir pegar uma história do começo; o autor geralmente vai publicando aos poucos e você vai lendo à medida em que ele escreve.

Um Encontro, de Lilian Lyra, é um romance que foi concluído recentemente. Não dá para falar muita coisa do enredo sem dar spoiler, porque toda a problemática da qual o livro gira em volta fica meio oculta até mais ou menos o décimo capítulo. Fica o suspense, por um tempo. Mas é basicamente um romance erótico feminista. É interessante porque a maioria dos romances eróticos que eu já li são extremamente machistas, ou até não se posicionam, mas colocam aqueles elementos duvidosos que irritam qualquer feminista. E quem me conhece sabe que eu não tenho muita paciência.

Aí você começa a ler o livro sem esperar muita coisa. E ele vai e esfrega alguns pequenos machismos cotidianos na sua cara. Também alguns bem graves. E as consequências decorrentes disso; as inseguranças, as dúvidas, os traumas. A escrita é leve, coloquial, sem rebuscamentos. Narrado na primeira pessoa; uma coisa mais cotidiana, com linguagem fluida e atual. Os personagens são bem humanos e nos envolvem na história junto com eles. As análises de consciência deles são bastante exploradas e nos fazem quase entrar na cabeça deles. E a melhor parte de ler no Wattpad é que nós podemos ir fazendo comentários à medida que vamos lendo. Acabei me divertindo muito com os comentários que fizeram deste livro.

Então, como o livro foi concluído este mês, resolvi colocá-lo no meu Desafio Literário. E indicar a todos que tiverem curiosidade. Sempre vejo uns bons achados no Wattpad. Tenho mais alguns livros legais que encontrei por lá para indicar e pretendo resenhar qualquer dia.

Para concluir, eu preciso fazer esse apelo: gente, deem uma chance aos novos autores brasileiros. Principalmente os não publicados, que ainda não foram descobertos por uma editora. Vocês podem se surpreender. Peço tanto como leitora como autora também. É possível encontrar coisas bem interessantes, quando a gente sabe onde procurar. Nós precisamos valorizar os nossos autores.

Há muitas coisas boas por aqui e não serão encontradas se não dermos um voto de confiança.

--
UPDATE: O livro acabou de ser lançado como ebook na Amazon.com.
--


"No final das contas, o que importava era o amor.
Nenhum preconceito era superior a ele."

--


Resenha para o Desafio Literário de 2016, com o tema: "sobre amor". Para saber mais sobre o Desafio, clique aqui e participe.

3 comentários:

Bianca disse...

Eu já vi algumas pessoas falando sobre o Whatpadd, mas ainda não tive tempo para dar uma olhada nele. Assim que puder, vou ver se consigo fazer isso.
Beijos
Bluebell Bee

Dri Andrade disse...

Sabe que eu ja entrei mas nunca consegui me aprofundar no Whatpadd? Talvez pela falta de tempo de qualidade mesmo e com tantas leituras na fila fica dificil parar para ler, mas agora me deu até curiosidade..Adorei seu blog, Marina! Parabéns bjs

Marina disse...

Bianca e Dri, vale muito a pena garimpar no Wattpad. Espero que vocês encontrem livros legais como eu sempre encontro. Se quiserem dicas, eu sempre dou algumas aqui no blog. Tenho até uma tag "Wattpad".