sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Um Encontro

Um Encontro, de Lillian Lyra, é um romance que foi publicado recentemente em ebook na Amazon. No entanto, ele foi disponibilizado de graça primeiro no no Wattpad e ainda está lá, não o livro inteiro, mas alguns capítulos para degustação. Fica a dica para quem não tiver coragem de comprar assim de cara e quiser conhecer um pouco sobre ele antes. Ele é o primeiro volume de uma série de histórias independentes, conectadas entre si apenas pelo universo em que se passam. Os outros volumes ainda não saíram, mas não se perde nada em ler apenas este, porque o segundo e o terceiro não são continuações.

Não dá para falar muita coisa do enredo sem dar spoiler, porque toda a problemática da qual o livro gira em volta fica meio oculta até mais ou menos o décimo capítulo. Fica o suspense, por um tempo. Mas é basicamente um romance erótico feminista. É interessante porque a maioria dos romances eróticos que eu já li são extremamente machistas, ou até não se posicionam, mas colocam aqueles elementos duvidosos que irritam qualquer feminista. E quem me conhece sabe que eu não tenho muita paciência.

Você não espera muita coisa do livro, não mais que o normal de livros de amor. E ele vai e esfrega alguns pequenos machismos cotidianos na sua cara. Também alguns bem graves. E as consequências decorrentes disso; as inseguranças, as dúvidas, os traumas. A escrita é coloquial, sem rebuscamentos. Narrado na primeira pessoa; uma coisa mais cotidiana, com linguagem fluida e atual. Os personagens são bem humanos e nos envolvem na história junto com eles. As análises de consciência são bastante exploradas e nos fazem quase entrar na cabeça deles.

A melhor parte de ler no Wattpad é que nós podemos ir fazendo comentários à medida que vamos lendo. Acabei me divertindo muito com os comentários. Agora o livro já foi retirado do Wattpad e está disponível na Amazon, para quem quiser adquirir e ler no Kindle ou app do Kindle no celular ou tablet.

Para concluir, eu preciso fazer esse apelo: gente, deem uma chance aos novos autores brasileiros. Principalmente os não publicados, que ainda não foram descobertos por uma editora. Vocês podem se surpreender. Peço tanto como leitora como autora também. É possível encontrar coisas bem interessantes, quando a gente sabe onde procurar. Precisamos valorizar os nossos autores.

Há muitas coisas boas por aqui e não serão encontradas se não dermos um voto de confiança.


"No final das contas, o que importava era o amor.
Nenhum preconceito era superior a ele."

--


Resenha para o Desafio Literário de 2016, com o tema: "sobre amor". Para saber mais sobre o Desafio, clique aqui e participe.

2 comentários:

Lari Reis disse...

Ei, Marina!

Faz poucos dias, fiz login no Wattpad, mas ainda não comecei a usar. Preciso entender melhor a plataforma ainda e descobrir como vou encontrar autores interessantes. Tenho certo interesse por gente que ainda é pouco lida e, por enquanto, as recomendações só me mostram publicações badaladas, rs.

Quanto ao livro "Um Encontro", pode ser que entrasse pra minha lista de leitura. É algo difícil de dizer agora, porque a tal lista só aumenta! O que eu gostei mesmo foi dessa ideia de apresentar histórias que aconteçam no mesmo ambiente sem torná-las dependentes uma das outras. É que eu não sou muito de livros em séries, então achei bem legal!

:)

Yellow Ever Shine

Marina disse...

Oi, Lari. Eu até gosto de séries, mas de fantasia. Quando inventam de fazer romances em série, acaba que os livros seguintes fogem da história principal, começa a encheção de linguiça e perde totalmente o sentido para mim. Um Encontro é um livro só, com começo, meio e fim. E isso é legal. Dá uma lida nos primeiros capítulos que ainda estão por lá, para ver se te interessa.

Espero que goste do Wattpad. Se quiser, posso te indicar mais alguns livros de que eu gostei. Só não sei se eles ainda estão por lá, porque os autores tendem a tirar depois de finalizados. Mas até para comprar os ebooks, são tão baratinhos que vale a pena.

Beijos.